Marcos de Vasconcellos blog

Ligando os pontos

Textos de Marcos de Vasconcellos, jornalista, CEO do Monitor do Mercado, colunista da Folha de S.Paulo e assessor de investimentos.

O jogo entre Lula, Haddad e o mercado financeiro

Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pareceu jogar com isso, ao despejar água no chope da questão fiscal para 2024

lula haddad stuckert

icone de relogio 06/11/2023 09:53

Não canso de dizer que o mercado vive de expectativas. Os números na tela do seu aplicativo de investimentos ou homebroker movem-se de acordo com o quanto a realidade se aproximou ou se distanciou do que imaginavam os donos do dinheiro.

Na última semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pareceu jogar com isso, ao despejar água no chope da questão fiscal para 2024. Lula, de certa forma, desautorizou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e disse que "dificilmente chegaremos à meta zero" no ano que vem.

Este é o tema da minha coluna na Folha de S.Paulo, nesta semana. Clique aqui para ler o texto na íntegra.

A "meta zero" do déficit fiscal é o governo gastar exatamente o que arrecadar, sem gerar novas dívidas. E Haddad vinha prometendo a perseguição dela a investidores e empresários, como garantia do controle máximo de gastos. Por mais que não acreditem cegamente na promessa, os interlocutores costumam ver com bons olhos a garantia de empenho.

Agora, Lula age como personagem da velha anedota e avisa que a meta "subiu no telhado". Notícias já apontam que o governo discute déficit de 0,25% para 2024. Com isso, o mercado é obrigado a recalibrar suas previsões. A receita funciona para um governante que tem o projeto de dizer, ao fim do mandato, que superou as expectativas.

Veja bem: se o governo não cumprir a promessa de Haddad no ano que vem, seu chefe pode dizer aos mesmos empresário e investidores: "Eu bem que avisei que era difícil". Se o déficit fiscal ficar perto de zero, o que seria um descumprimento da promessa inicial (ruim para a imagem do governo) transforma-se automaticamente em uma "boa surpresa".

O relatório Focus, boletim semanal no qual o Banco Central reúne as previsões dos analistas do mercado, é a testemunha e a prova do que digo.

Entre janeiro, na primeira publicação de previsões do ano, e o fim de outubro, as principais projeções para a economia trazem uma realidade melhor (às vezes bem melhor) do que a inicialmente prevista. Falo de inflação (medida pelo IPCA); crescimento do PIB (Produto Interno Bruto); preço do dólar; e taxa básica de juros (Selic). Veja a tabela:

Previsões do mercado
Data de publicação 44935 45229
IPCA (Variação %) 5,36 4,63
PIB Total (variação % sobre ano anterior) 0,78 2,89
Câmbio (R$/US$) 5,28 5
Selic (% a.a.) 12,25 11,75
*Fonte: Banco Central do Brasil

Lembrando que este é o tema da minha coluna na Folha de S.Paulo, nesta semana. Clique aqui para ler o texto na íntegra.

Foto: Ricardo Stuckert Filho

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.