Marcos de Vasconcellos blog

Ligando os pontos

Textos de Marcos de Vasconcellos, jornalista, CEO do Monitor do Mercado, colunista da Folha de S.Paulo e assessor de investimentos.

Onda da Americanas faz fundos venderem ativos a preço de banana

Nessas horas, os justos pagam pelos pecadores, como quando toda a turma do colégio leva uma suspensão, por conta das traquinagens do grupinho mais bagunceiro.

icone de relogio 13/03/2023 13:46

Não há banho que impeça o rombo de R$ 20 bilhões das Americanas de derreter outros ativos do mercado financeiro. A onda de insegurança levou ao saque de R$ 66 bilhões de fundos que tinham pelo menos 15% de seus investimentos em títulos de crédito no Brasil, de acordo com levantamento do Itaú BBA. O estudo contou do dia seguinte ao anúncio do rombo (12 de janeiro) a 2 de março.

Os fundos que mais apanharam foram os que permitem o saque imediato ou em poucos dias, chamados de fundos de alta liquidez. São usados normalmente para manter o caixa de empresas gerando algum rendimento.

E nessas horas, os justos pagam pelos pecadores, como quando toda a turma do colégio leva uma suspensão, por conta das traquinagens do grupinho mais bagunceiro.

Mesmo os fundos que não estavam expostos a papéis das Americanas sofreram saques. E os saques, em si, neste volume, levam à queda do valor das cotas. Como ninguém para uma bola de neve, outros investidores, ao verem a queda no valor das cotas, começaram a sacar também os seus investimentos nos fundos.

Para pagar os saques, gestores tiveram que se desfazer de bons ativos que tinham em carteira. E, na hora em que todo mundo vai vender, você já sabe, o preço tende ao chão.

Gestores de fundos que não tinham exposição ao varejo – e ficaram fora da onda de saques – contam que foi o momento ideal de comprar bons ativos, a preço de banana, de seus colegas abatidos. Além dos ativos, receberam os aportes dos investidores assustados.

Este é o tema da coluna de Marcos de Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, na Folha de S.Paulo, nesta semana.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.