Marcos de Vasconcellos blog

Ligando os pontos

Textos de Marcos de Vasconcellos, jornalista, CEO do Monitor do Mercado, colunista da Folha de S.Paulo e assessor de investimentos.

Reforma Tributária traz novidade importante para setor imobiliário

Tetxo acaba com a diferença dos impostos cobrados na construção tradicional – feita no canteiro de obras – e na construção industrial, a chamada off-site

construção piqsels

icone de relogio 10/07/2023 11:52

Quem atua no setor imobiliário gosta de repetir a frase de que ele é o primeiro a sentir e o último a sair de uma crise. Os ciclos imobiliários são longos, pois, em resumo, não é recomendável começar a construir um prédio sem saber se alguém vai querer entrar nele quando estiver pronto.

Levando em consideração que temos todos os sinais para uma queda na taxa de juros até o fim do ano, a demanda por imóveis deve aumentar em breve.

A Reforma Tributária aprovada na Câmara do Deputados na última quinta-feira (6) traz um aceno para o que pode ser uma revolução no setor, com possibilidade de melhorar os números para investidores.

abertura phcube 2

O texto da reforma acaba com a diferença dos impostos cobrados na construção tradicional – feita no canteiro de obras – e na construção industrial, a chamada off-site. O segundo tipo é pouco comum no país, justamente pela tributação mais alta, até agora.

Simplificando muito, ele permite que as construções sejam feitas como um Lego gigante, onde grandes peças são fabricadas – como paredes inteiras, com sistemas elétricos e hidráulicos instalados – e transportadas até o local da construção.

A padronização permitiria acelerar as obras, enquanto, com a produção em grande escala, seria possível barateá-las, em tese. Seus efeitos no mercado de trabalho deverão ser sentidos por décadas.

Vale lembrar que o IFIX, o índice que representa a variação dos fundos imobiliários (FIIs), está chegando ao seu topo histórico, atingido durante a bonança de janeiro de 2020. Já o Imob, indicador que reúne ações do setor imobiliário, ainda está mais de 35% abaixo do seu recorde.

Abertura PhiCube fundo 1Imagem: Piqsels.com

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.