Marcos de Vasconcellos blog

Ligando os pontos

Textos de Marcos de Vasconcellos, jornalista, CEO do Monitor do Mercado, colunista da Folha de S.Paulo e assessor de investimentos.

Por que o corte nos juros não fez a Bolsa voar?

Há bons lugares para procurar oportunidades que, muitas vezes, ficam abaixo do radar (ou fora do interesse) de grandes investidores

grafico piqsels

icone de relogio 07/08/2023 10:01

A torcida pelo início do chamado "ciclo de cortes" da taxa básica de juros (Selic) veio se avolumando desde o início do ano, a olhos vistos. Agora que finalmente chegou, o Ibovespa anda "chocho". Faz sentido, apesar de não parecer, à primeira vista.

Em fevereiro, quando gestores de fundos renomados, como Luís Stuhlberger, da Verde Asset, e André Jakurski, da JGP, concordaram que já era hora de cortar juros e, mais ainda, disseram que não seria um grande problema mudar a meta de inflação, muita gente do mercado torceu o nariz.

Em maio, as curvas de juros (que, de maneira geral, mostram a expectativa do mercado em relação aos juros em curto, médio e longo prazo) já "diziam" que os grandes investidores do mercado financeiro enxergavam o primeiro corte em agosto.

Os estrangeiros já enxergaram o movimento lá em maio e tiveram tempo para se posicionar na Bolsa para aproveitar a expectativa de aquecimento da economia. Mais de R$ 17 bilhões foram injetados por gringos na Bolsa em junho e julho. E nesse período o Ibovespa disparou mais de 12%.

Assim, quando o tão esperado corte da Selic foi anunciado pelo Copom, na última quarta-feira (2), os movimentadores do mercado já estavam com suas posições tomadas.

Mas há bons lugares para procurar oportunidades que, muitas vezes, ficam abaixo do radar (ou fora do interesse) de grandes investidores. No dia seguinte ao anúncio do corte de juros, o SMLL, índice de small caps da Bolsa, ficou no positivo, enquanto o Ibovespa fechou no vermelho. Na sexta-feira, subiu 0,6%, enquanto o nosso principal indicador caía praticamente 0,9%.

Este é o tema da coluna de Marcos de Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado, na Folha de S.Paulo, nesta semana.

Clique aqui para ler o texto na íntegra.

*Imagem: Piqsels

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.