Marcos de Vasconcellos blog

Ligando os pontos

Textos de Marcos de Vasconcellos, jornalista, CEO do Monitor do Mercado, colunista da Folha de S.Paulo e assessor de investimentos.

Investimentos de renda fixa dão dinheiro no curto prazo, com inflação altíssima

Engana-se (e muito) quem acha que a ideia aqui é comprar os títulos e carregá-los na carteira até o vencimento (quem sabe onde estará em 2050, aliás?).

icone de relogio 21/03/2022 11:09

Não há otimismo sobre o atual momento do Brasil que sobreviva a uma boa olhada nas curvas de juros e de inflação. O termo parece tedioso ou técnico demais, mas vou simplificar. E mais, dá para ganhar algum dinheiro com isso até mesmo no curto prazo.

Na hora de criar uma carteira de investimentos, é comum comprar alguns títulos do tesouro direto, papéis de renda fixa que são títulos de dívida do governo federal. E as taxas oferecidas para quem topa “emprestar” dinheiro ao governo variam de acordo com o risco tomado.

Assim, títulos cujo vencimento será daqui a duas décadas costumam pagar mais do que os com vencimento próximo. Isso porque a dificuldade de prever o comportamento do mercado aumenta conforme o horizonte se distancia, numa lógica cartesiana.

A NTN-B, por exemplo, é um título público atrelado à inflação, que paga o valor investido, corrigido pelo IPCA (nosso principal indicador de inflação) e somado a um percentual de rendimento, a chamada taxa.

No fim de 2019, antes do início da pandemia de coronavírus, uma NTN-B com vencimento em 2024 pagava a correção pelo IPCA mais uma taxa de 2%, enquanto a de vencimento em 2050 pagava uma taxa de quase 3,5%.

Quando a Selic foi a 2%, essa diferença ficou ainda maior. A NTN-B 2050 estava para alguém topar investir em uma NTN-B 2050, ou seja, emprestar dinheiro no longuíssimo prazo, o governo passou a oferecer taxas de 4%, enquanto as de vencimento em 2024 pagavam pouco mais de 1%.

Agora, entretanto, com os sequenciais avanços da Selic para tentar conter a inflação e a dificuldade de garantir alguma estabilidade, mesmo que no curto prazo, as taxas se encostaram. Ambas estão pagando entre 5,5% e 6%, além da correção IPCA.

Em outras palavras: Com a guerra encarecendo insumos, o amanhã ficou tão imprevisível quanto daqui a 20 anos. A boa notícia é que isso aumentou tremendamente a oferta de títulos pagando bem e, mais, há uma boa chance de ganhar dinheiro com esses títulos já nos próximos meses.

É aí que mora a oportunidade mais interessante: Engana-se (e muito) quem acha que a ideia aqui é comprar os títulos e carregá-los na carteira até o vencimento (quem sabe onde estará em 2050, aliás?).

O nome “renda fixa” engana. O ganho é previsível para quem segura os papéis até o vencimento. No meio do caminho, porém, há oportunidades de vende-los no chamado mercado secundário.

A mágica da “marcação a mercado”, que é o preço praticado no mercado secundário, é ela reagir às mudanças dos índices aos quais o título é atrelado. No caso da NTN-B, quando cai o IPCA, os títulos passam a ser negociados mais caros no mercado secundário.

Isso porque com a queda da inflação, o governo tende a emitir novos títulos pagando taxas mais baixas. Assim, quem comprou uma NTN-B com taxa de 6% tem em mãos um título valioso, já que os próximos a ser emitidos pagarão menos.

Por isso, quando há uma queda na inflação, vale a pena negociar tais papéis antes do vencimento, no mercado secundário, e embolsar a diferença. Um caso interessante, de ganhos de 90% em cerca de um ano, com títulos de renda fixa, está registrado aqui.

Nossa inflação tem origens globais e parece indomável. Zonzo, o governo Bolsonaro aumenta a taxa de juros ao mesmo tempo em que injeta mais dinheiro na economia, permitindo novos saques do FGTS.

Ainda assim, os especialistas acham difícil que a Selic vá muito além dos atuais 11,75% ao ano. Assim, ter títulos atrelados ao IPCA pode dar bons frutos já nos próximos meses, para quem souber negociar no mercado secundário.

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.