beforeContent_c1:

Mercado em Números

Os mais variados setores da economia sob a lupa da análise quantitativa.

Curvas negativas de juros são as trombetas da recessão

Invista agora, com o Monitor Investimentos. Clique aqui e saiba mais!

É possível prever uma recessão?

As taxas de juros permitem que os investidores acompanhem o estado da economia e, ao mesmo tempo, são um instrumento de controle da política monetária.

Ao fazer um estudo do spread entre taxas dos títulos do tesouro americano de 10 anos e de 1 ano, nota-se que a curva ficou negativa antes das recessões mais recentes. Em outras palavras, quando os juros de curto prazo ficaram acima dos de prazo mais longo, os custos de empréstimos de curto prazo estavam mais caros do que os custos de empréstimos de longo prazo.

Quando isto acontece, torna-se mais pesado para as empresas financiar suas operações, além do aumento dos custos de empréstimos para o consumidor, desacelerando os gastos. Deste modo, a economia se contrai e as taxas de desemprego aumentam.

Embora a inversão da curva de juros não tenha o poder de prever a duração ou a gravidade de uma recessão, qualquer investidor deve tomar cuidado redobrado no mercado de ações.

 

*Nilson Marcelo é analista CNPI-T credenciado pela APIMEC, administrador e possui mais de 10 anos de experiência no mercado de capitais com foco na análise quantitativa. É também o fundador da Top Grafx, empresa voltada à análise de ações e derivativos.

 

*Imagem em destaque: Piqsels.com

afterContent:
comments:
Widget: 62: