Vozes de Mercado

Artigos de opinião sobre economia e investimentos, por diversos autores

Crítico a Wall Street, Warren Buffet traz lições para CEOs e investidores

Você já imaginou poder viver na mesma época de um dos maiores investidores que o mundo já viu? Esse é um privilégio seu hoje. Seja por meio de suas cartas aos acionistas, biografia, entrevistas ou o próprio Encontro Anual dos Acionistas da Berkshire Hathaway, nós temos a chance de receber a qualquer momento ideias e reflexões de Warren Buffett.

icone de relogio 02/05/2022 10:01

Por Mariana Minotti*

Você já imaginou poder viver na mesma época de um dos maiores investidores que o mundo já viu? Esse é um privilégio seu hoje.  Seja por meio de suas cartas aos acionistas, biografia, entrevistas ou o próprio Encontro Anual dos Acionistas da Berkshire Hathaway, nós temos a chance de receber a qualquer momento ideias e reflexões de Warren Buffett.

No último dia 30, na reunião Anual dos Acionistas da Berkshire Hathaway, em Omaha, Nebraska (EUA), o megainvestidor criticou os excessos de Wall Street e disse que o mercado tem se assemelhado a um cassino. O que vai contra a visão dele de investimento.

Desde 1970, Buffett é CEO e chairman da Berkshire Hathaway. Recentemente, aliás, o fato de ele estar nesses dois cargos ao mesmo tempo tem causado um burburinho no meio dos investidores.

O Fundo de Aposentados dos Funcionários Públicos dos Estados Unidos (Calpers) vem tentando retirar Buffett do cargo que ocupa, já que, de acordo com a SEC (CVM dos Estados Unidos), a Berkshire Hathaway iria se beneficiar ao ter um conselheiro mais independente. 

Notícias à parte, o que este grande CEO e investidor tem a ensinar a quem já é CEO ou que almeja um dia ser?

Com base em sua biografia, escrita pela talentosa Alice Schroeder, aqui estão algumas das lições essenciais do mago de Omaha. 

Lição 1: Não gaste todo o dinheiro que você ganha.

Parece óbvio que não gastar tudo o que ganha seja o mínimo a ser feito para que alguém consiga construir patrimônio, viver com tranquilidade e investir em projetos.  Mas não é isso o que comumente acontece. Esta lição já era bem conhecida da família Buffett.

“Eles (os Buffett) nunca gastavam todo o dinheiro que ganhavam e sempre guardavam parte dele — e conseguiram se sair muito bem assim”, conta a biografia. Poupar, nem que seja bem pouco, pode fazer muita diferença num futuro não tão longe.  

Lição 2:  Ande com pessoas melhores que você.

Ande com pessoas que agregam conhecimentos, mindsets e experiências. Seguindo à risca essa lição, certamente você vai sentir uma melhora. Na juventude, Warren Buffett já tinha essa ideia em mente:  “Aprendi que vale a pena andar com pessoas melhores do que você, pois elas fazem você melhorar seu nível.” Buffett claramente evoluiu ao procurar apoio e mentoria: ”Não há nada de errado em se apoiar nos ombros de outras pessoas”, diz ele, ao relatar como conseguiu conselhos com um grande investidor.

Lição 3: Seja seu cliente mais importante.

Conforme relato de Warren Buffett sobre seu amigo e sócio Charles Munger, cuidar de si antes de cuidar dos seus outros clientes é importante.  Buffett comenta: “(Charles Munger) Decidiu gastar uma hora trabalhando para si mesmo todos os dias.  Ele fazia aquilo no início das manhãs...” Desenvolvimento pessoal é um tema recorrente na trajetória de Buffet, o qual leu e pôs em prática de forma intensa a obra de Dale Carnegie. 

Lição 4: Seja intenso.

Já que estamos falando de intensidade, nada melhor do que comentar o que eu considero uma das melhores frases de Warren Buffett. “Intensidade é o preço da excelência.” Portanto, tente até conseguir, erre até acertar! Seja 100% presente no que está fazendo, como se só aquilo importasse naquele momento. 

Buffett, ao longo da sua vida, foi adquirindo muitos admiradores e amigos. Porém, foi um fato um tanto casual que fez com que ele e Bill Gates se tornassem amigos. Parecia que nenhum dos dois queria se encontrar, pois Buffett nunca foi fã de computadores e Gates tampouco tinha interesse na vida de um senhor investidor. Mas eles tinham muito em comum, como podemos entender no seguinte trecho: “Então à mesa do jantar, Bill Gates pai fez uma pergunta: que fator as pessoas achavam mais importante para terem chegado aonde chegaram na vida? Eu (Warren Buffett) disse ‘Foco’.  E Bill disse a mesma coisa. “

Lição 5:  Cuide da sua mente e do seu corpo.

Além de sermos o nosso melhor cliente, somos, em síntese, tudo o que temos.  Nossa mente e corpo aguentam as pressões do dia a dia de forma quase heroica.  “Vocês só têm uma mente e um corpo. E eles têm que durar a vida inteira. É muito fácil fazê-los funcionar por muitos anos. Mas se vocês não cuidarem dessa mente e desse corpo, eles estarão arruinados dentro de 40 anos, exatamente como o carro estaria.” Isso é o que relata Buffet a um grupo de jovens no final dos anos 1990.

Independentemente de você já ser um CEO ou não, fica aqui mais um conselho de Warren Buffett sobre o qual é necessário refletir: “Façam o que vocês amam e trabalhem para quem mais admiram, assim darão a si mesmos a melhor oportunidade possível em sua vida”.

*Mariana Minotti é assessora de investimentos na Wise Investimentos|BTG Pactual. Fale com ela pelo e-mail [email protected]

Quer melhorar sua estratégia para investir? Converse com um especialista da Wise Investimentos.