No novo episódio do podcast Vivendo de Juros, publicado nesta terça-feira (04), o professor Eduardo Dantas explica como funciona a diversificação de carteira. O vídeo ensina estratégias para diminuir perdas nos seus investimentos.
O que é ‘diversificação’?
A diversificação é uma estratégia fundamental para reduzir os riscos nos investimentos. De acordo com o especialista, não se trata de ganhar mais, e sim de perder menos.
A ideia central é evitar concentrar todos os recursos em um único tipo de investimento. A diversificação visa distribuir os investimentos em diferentes ativos. Isso inclui ações, fundos imobiliários, renda fixa, ouro, e até investimentos internacionais.
Dessa forma, se um dos ativos enfrentar problemas, o impacto na carteira total será menor, protegendo o investidor de perdas significativas.
Importância do Índice Sharpe
Vale também ter atenção ao Índice Sharpe, que mede o nível de risco da carteira. Quanto mais diversificada for a carteira, maior será o Índice Sharpe, indicando menor risco e maior segurança. O ideal é que nenhum ativo, exceto o Tesouro Nacional (devido à sua garantia soberana), represente mais de 5% do capital investido.
Imagem: Piqsels