A taxa de desemprego do Japão subiu para 2,6% em fevereiro, segundo informações do departamento de estatísticas. O índice veio abaixo das previsões do mercado, que estimavam a taxa em 2,4%.
Nos resultados da Pesquisa de Força de Trabalho, o número de pessoas ocupadas é classificado pela Classificação Industrial Padrão do Japão (JSIC). Com a 12 revisão do JSIC, o Departamento de Estatísticas passou a fornecer os resultados do Inquérito ao Emprego pela nova classificação industrial a partir de janeiro de 2009.
Entre os homens, em fevereiro, a taxa de desemprego subiu 0,3% e ficou em 2,9% e, entre as mulheres, subiu 0,1% e ficou em 2,3% em fevereiro.
“A fraca manufatura e as exportações pareceram pesar sobre o emprego na indústria, enquanto o emprego no setor de serviços aumentou. Acreditamos que essa tendência de manufatura fraca e serviços sólidos continuará por enquanto. As chegadas de turistas internacionais aumentaram consideravelmente desde a reabertura das fronteiras em dezembro passado, e o programa governamental de auxílio a vouchers de viagem para residentes japoneses continuará a impulsionar a indústria de serviços turismo e lazer e seu emprego”, afirma Min Joo Kang, economista sênior para a Coreia do Sul e Japão da ING.
- Essa notícia circulou primeiro nos grupos do Monitor do Mercado Real Time no WhatsApp. Clique aqui para conhecer.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2023 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels