A Nike superou as expectativas dos analistas e reportou nesta terça-feira (21/03/2023) bons resultados operacionais para o 4º trimestre de 2022. As ações NKE operam em alta de 1,62% na NYSE, às 10h50.
Veja análise dos analistas da Avenue.
Apesar dos números positivos, os estoques da companhia ainda permanecem elevados e as vendas mais fracas na China não agradaram os investidores, o que provocaram queda nas suas ações após a divulgação do seu balanço.
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Resultados Gerais:
Receitas: US$ 12,4 bilhões (+14% a/a) vs. US$ 11,47 bilhões esperados pelos analistas.
Lucro por Ação: US$ 0,79 ajustado vs. US$ 0,54 estimado.
Entre os destaques, a varejista esportiva superou as estimativas de Wall Street para seus lucros e receitas do trimestre.
Em relação ao seu problema com o estoque elevado que continua pesado em suas margens e as vendas na China aquém das expectativas, a Nike decidiu tomar algumas medidas.
Para ajudar a reduzir o seu estoque, a empresa utilizou mais remarcações e promoções, o que fez com que sua margem bruta caísse para 43,3% no trimestre, uma queda de 3,3 pontos percentuais. Seus estoques em excesso, que aumentaram 16% em comparação com o mesmo período do ano anterior, para US$ 8,9 bilhões, o que foi causado pelas interrupções na cadeia de suprimentos e mudanças nas demandas dos consumidores dos últimos anos.
Executivos da companhia, contudo, disseram que estão “cada vez mais confiantes” de que a Nike fechará o ano fiscal (que se completa em maio) com níveis de estoque saudáveis e que também esperam ver “estoques ainda mais enxutos” do que esperavam devido ao impulso das vendas.
Paralelamente a isso, a Nike ainda busca uma recuperação nas vendas na China, seu terceiro maior mercado em receita (cerca de 16%), enquanto a região se recupera da pandemia de Covid. Esperanças essas que não se concretizaram nesse trimestre, as vendas na região caíram 8%, para US$ 1,99 bilhão.
O CEO da companhia, John Donahoe, disse que a empresa viu o crescimento nas vendas “realmente aumentar” no segundo mês do trimestre após o fim dos bloqueios. Fora da China, a Nike teve aumentos de vendas de dois dígitos em todos os seus demais mercados. As vendas na América do Norte aumentaram 27% e na Europa, Oriente Médio e África, a receita aumentou 17% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Na Ásia-Pacífico e na América Latina, as vendas aumentaram 10%.
A varejista tem trabalhado para aumentar suas vendas diretas ao consumidor (DTC) (+17% t/t) e tem investido massivamente no canal, construindo lojas experimentais, desenvolvendo seu programa de fidelidade e aumentando suas vendas de comércio eletrônico – a frente ainda representa um percentual baixo em relação ao atacado, porém entrega margens maiores.
Por fim, a Nike espera que sua receita do ano fiscal cresça entre 7% e 9%, em comparação com o guidance de cerca de 5% fornecida no trimestre anterior. Ela também espera que as margens brutas diminuam 2,5 pontos percentuais, que é o limite inferior do guidance anterior fornecido e reflete os esforços contínuos da empresa para liquidar o excesso de estoque, juntamente com outros custos.
A NKE possui um valor de mercado de aproximadamente US$ 189 bilhões, PE (price/earnings) de 34,40, beta de 1,11, dividend yield de 1,12% e no ano as suas ações sobem cerca de 2%.
Imagem: unsplash.com










