O Ibovespa iniciou a sessão nesta quinta-feira (20), com uma alta perto de 1%, encostando nos 121.600 pontos. O ambiente positivo vem logo após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa Selic, estagnada em 10,50%.
A decisão unânime do colegiado, elevou o humor do mercado nesse início de pregão. Nas primeiras horas de mercado, o Ibovespa tem a maioria dos componentes operando em alta. No último pregão, o índice fechou com uma alta de 0,53%, aos 120.261 pontos às vésperas da decisão do BC.
Às 12h15, o Ibovespa perdia a força, registrada na abertura, aos 120.777 pontos. O resultado fez o índice perder o nível dos 121 mil pontos.
Reflexos do Copom no Ibovespa
Os investidores respiraram em tom de alívio depois da decisão unânime do Copom. Há 45 dias, o corte de 0,25 ponto percentual nos juros para 10,50%, dividiu o colegiado, com membros indicados pelo governo federal pedindo por um corte de 0,50%.
Para diretor de investimentos da Nomos, Beto Saadia, a alta do Ibovespa nesta manhã, após as recentes quedas, é um alívio para o índice. O indicativo do Banco Central de que não deverá elevar a Selic, também impacta para o fôlego do Ibovespa.
“O BC não é exatamente um problema. O mercado já estava esperando unanimidade. O problema, o grande gargalo, está no fiscal”, disse Saadia, em entrevista ao Broadcast+.
Em entrevista, nesta manhã, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, se mostrou confiante sobre um novo corte nos juros, e citou o juro real do país.
“Vamos ter confiança de que, na próxima reunião, o Copom possa reduzir os juros. Temos uma inflação menor que 4%. Se você tem 10,50% ao ano de Selic, estamos falando de 7% de juro real, o segundo maior do mundo”, disse ele.
Negociações em Wall Street, pós-feriado
Nesta quinta, a bolsa brasileira volta a sofrer a influência dos mercados de Wall Street, após o feriado nos Estados Unidos. As três principais bolsas de Nova York, iniciam o dia com um desempenho inferior à brasileira.
Às 12h, as três principais bolsas norte-americanas registrava alta:
- Nasdaq: 17.870,62 (+0,05%)
- Dow Jones: 38.909,46 (+0,19%)
- S&P 500: 5.492,39 (+0,10%)
O cenário externo, também é influenciado pelos discursos do presidente do Federal Reserve (Fed) de Minneapolis, Neel Kashkari, que defendeu hoje que o nível elevado dos juros americanos ajudou a reduzir a demanda e boa parte das pressões inflacionárias.