Os principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos fecharam o pregão em campo misto, após atingirem máximas recordes no início da sessão, enquanto o impulso de alta da Nvidia — que a catapultou ao título de empresa pública mais valiosa do mundo — perdeu força.
Desempenho das bolsas
- Dow Jones sobe 0,77% (39.134,96 pontos);
- S&P 500 recua 0,25% (5.473,23 pontos);
- Nasdaq perde 0,79% (17.721,59 pontos).
Indicadores econômicos mistos
No campo dos indicadores econômicos, o número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caiu 5 mil, totalizando 238 mil na semana encerrada em 15 de junho. Esse número ficou acima das expectativas dos analistas, que previam 235 mil solicitações.
Já as construções de moradias iniciadas em maio caíram 5,5% em relação a abril, contrariando a previsão de alta de 1,1% do mercado.
Declarações do Fed
Neel Kashkari, presidente do Federal Reserve (Fed) de Minneapolis, afirmou que a trajetória dos juros dependerá dos dados econômicos futuros. Kashkari destacou que a inflação deve demorar de um a dois anos para retornar à meta de 2%.
Mercado de ações
A valorização do Dow Jones foi liderada por ações do setor de energia, com destaque para a Chevron, que subiu 2,21%. O setor de commodities em geral apresentou um bom desempenho, contribuindo para a alta do índice.
Enquanto isso, as empresas de tecnologia, especialmente as relacionadas à inteligência artificial. A Nvidia, uma das principais empresas desse segmento, teve uma queda de 3,54%. Outras empresas como Broadcom, Micron e Qualcomm também registraram perdas.