O Ibovespa inicia a sessão desta segunda-feira (24), em uma forte alta acima de 1%, ultrapassando os 122.800 pontos. O principal índice da bolsa de valores brasileira, começou o dia repercutindo o noticiário corporativo e a nova edição do Boletim Focus, do Banco Central.
Ao longo das primeiras horas de negociação, o Ibovespa conta com a maioria das suas ações no campo positivo. Às 11h30, os destaques eram Itaú (ITUB4), com alta de 2,51%, Magazine Luiza (MGLU3), alta de 11,82% e Sabesp (SBSP3), avanço de 2,14%.
Às 12h, o Ibovespa, subia 1,06%, aos 122,606 pontos.
Ibovespa cresce mais do que Wall Street
No cenário externo, as três principais bolsas dos Estados Unidos registram uma alta inferior à do Ibovespa, nesta segunda. A semana em Wall Street volta a ter as empresas do setor de tecnologia como foco.
Após o recente crescimento das techs, puxadas principalmente pelo desempenho da Nvidia (NVDA), o setor vem perdendo força nos últimos pregões. A fabricante de chips caía 5,92% às 12h. Se confirmado o desempenho, ao final do pregão, a empresa sairá do ‘clube’ dos US$ 3 trilhões.
Nesta manhã, o índice Nasdaq apresenta a maior queda em Nova York e influencia no desempenho negativo das bolsas em relação ao Ibovespa:
- S&P 500: +0,32% (5.482,34);
- Dow Jones: +0,95% (39.521,65 pontos);
- Nasdaq: −0,28% (17.640,54 pontos)
Movimentações no cenário corporativo
Após uma semana esvaziada de indicadores econômicos – com exceção da Selic –, o Ibovespa iniciou o pregão desta semana, de olho no noticiário corporativo. Os investidores estão de olho no avanço do processo de privatização da Sabesp.
O mercado analisará ao longo do dia, o impacto que este processo representará nas ações da companhia. Nesta segunda, o governo de São Paulo lançou oficialmente a privatização da Sabesp, com a divulgação do prospecto da oferta de ações, que pode chegar a R$ 16,5 bilhões.
O setor corporativo também repercute nesta manhã, o acordo entre Magazine Luiza e AliExpress, para que os produtos de ambas as empresas, sejam negociados nos dois marketplaces.
As vendas, que devem iniciar no terceiro trimestre, irão utilizar o programa Remessa Conforme, para importar os pedidos realizados na plataforma brasileira. Esta é a primeira parceria do grupo Alibaba (dono do AliExpress), com uma empresa estrangeira.
Olho na ata do Copom
Uma das principais expectativas da semana, giram em torno da divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom). O documento será publicado pelo Banco Central nesta terça-feira (25).
Na última quarta (19), o BC manteve a taxa básica de juros, Selic, em 10,50%. A decisão unânime foi bem aceita pelo mercado, o que fez com que o Ibovespa terminasse a semana em alta.
Em meio, a expectativa para a divulgação, os investidores analisam o Boletim Focus semana. Segundo o levantamento, não haverá novos cortes nos juros em 2024. Por outro lado, as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e para o Produto Interno Bruto (PIB), subiram.
- IPCA: subiu de 3,96% para 3,98%;
- PIB: subiu de 2,08% para 2,09%.