Se você acha que a Bolsa caiu muito neste ano — afinal, já são mais de 9% de queda desde que chegamos a 2024 —, imagina um investidor estrangeiro, que faz a conta em dólar e repara que, na moeda dele, o Ibovespa despencou 17%.
Esse é o assunto do novo episódio do podcast Ligando os Pontos, produzido pelo Monitor do Mercado. Nele, o CEO do Monitor, Marcos de Vasconcellos, aponta como a fuga de dólares está derrubando o preço das ações no Brasil e como isso impacta a economia nacional.
Confira o novo episódio do Ligando os Pontos:
Por que a queda atrai investidores estrangeiros
A alta do dólar, combinada com a saída de capital estrangeiro, intensificou a desvalorização do Ibovespa. Em 2024, todos os meses apresentaram saldo negativo de investimentos estrangeiros, com um total de R$ 41 bilhões retirados até junho.
Essa fuga de capital pressiona ainda mais o índice, mas pode reverter com novas entradas de recursos estrangeiros. Isso porque a queda da bolsa brasileira volta a atrair investidores estrangeiros, pois os ativos ficam mais baratos em dólar, criando oportunidades de compra a preços mais baixos.
Motivo da saída
A saída de investidores internacionais é motivada por diversos fatores, incluindo a atratividade das taxas de juros nos Estados Unidos e a incerteza fiscal no Brasil.
Com juros básicos de 5,5% ao ano nos EUA, muitos investidores preferem a segurança do mercado americano. Além disso, a falta de clareza sobre as políticas fiscais do governo brasileiro aumenta a aversão ao risco.
Para competir com essa atratividade, o Brasil mantém sua taxa Selic elevada, atualmente em 10,5% ao ano, buscando oferecer um retorno compensador para o risco maior.