Nesta quinta-feira (4), o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, subiu 0,40%, fechando aos 126.163,98 pontos, seu maior nível desde 21 de maio. O feriado de 4 de julho nos Estados Unidos, reduziu o volume de negociações.
A alta foi impulsionada pelas falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que anunciou um corte de gastos de quase R$ 26 bilhões em despesas obrigatórias para 2025. O anúncio contribuiu para melhorar o humor dos investidores em relação aos ativos brasileiros.
Rodrigo Moliterno, head de renda variável a Veedha Investimentos, disse que “depois de vários dias de tensão, o mercado caminha para um desenrolar positivo após o Haddad reafirmar que o governo quer buscar o equilíbrio fiscal, déficit zero com as reduções de gastos para o ano que vem”.
Mercado de ações
O desempenho de grandes empresas, como Petrobras e Vale, impactou a alta do Ibovespa. As ações da Petrobras caíram 1,35% (ON) e 1,37% (PN), enquanto as da Vale recuaram 0,50%.
Entre as maiores altas do dia ficaram Vamos (+8,43%), Pão de Açúcar (+7,33%), Lojas Renner (+6,44%). No lado oposto, além das ações de Petrobras, Natura (-2,56%), CSN Mineração (-1,99%) e RaiaDrogasil (-1,80%) foram as maiores quedas.