O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse hoje durante uma entrevista coletiva em Davos -na Suíça, onde acontece o Fórum Econômico Mundial, que o governo não irá reonerar o imposto sobre produtos industrializados (IPI) no pacote da reforma tributária.
“Decidimos não reonerar o IPI justamente para sinalizar para a indústria que nós queremos aprovar a reforma tributária. Ela é essencial para buscar justiça tributária e para reindustrializar o país, porque é a indústria quem paga hoje quase um terço dos tributos, e responde por 10% da produção”, explicou Haddad em resposta aos jornalistas. “Então tem um desequilíbrio muito grande em relação à indústria”.
Haddad também disse que conversou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o brasileiro Ilan Goldfajn. Segundo o ministro, o BID estaria disposto a financiar projetos na casa dos bilhões de dólares para o setor de energia limpa.
“O Brasil está atrás de financiamento para projetos de energia limpa, e o BID se colocou à disposição para financiar projetos dessa mesma natureza, independentemente se serão públicos ou privados”, afirmou o ministro.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil
Copyright 2023 – Grupo CMA