A expectativa dos brasileiros sobre o país para o ano que vem é mais favorável do que era ao final de 2022, mas a aprovação do governo Lula segue a mesma – 51%. É o que aponta a pesquisa Radar Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
O levantamento mostra que 59% dos brasileiros acreditam que país vai melhorar em 2024, 4 pontos percentuais a mais do que os vistos no final do ano passado. Os pessimistas também recuaram, de 26% para 17%.
Os pesquisadores afirmam que o sentimento de melhora vem da vida pessoal, destacando o Desenrola – programa do governo que foi fortemente apoiado pela Federação.
“Isso está em linha com a melhora da percepção sobre sua vida pessoal, o que se pôde ver, por exemplo, com menor expectativa de inflação e a queda na perspectiva de endividamento, para o que deve ter contribuído o Programa Desenrola, apoiado pelos bancos”, aponta o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE.
O Desenrola renegociou até o momento R$ 29 bilhões em dívidas de 10,7 milhões de brasileiros, informou nesta quarta-feira (6) o Ministério da Fazenda. O movimento é importante para os grandes bancos, que se preparam para ondas de calotes.