O dólar comercial fechou o dia cotado a R$ 5,286 para venda, com valorização de 1,49%. Às 17h05min, o dólar futuro para janeiro tinha alta de 1,31% a R$ 5,292.
Na última semana do ano, os investidores notam uma maior demanda pela moeda e um movimento de correção, após as perdas recentes. A composição do Ministério do novo governo e o jogo político em Brasília também mereceram atenção.
Hoje, em Brasília, o foco ficou na indicação de Simone Tebet para o Ministério do Planejamento. Após reunião com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Tebet teria aceitado o
convite e fechado acordo. Oficialmente, no entanto, a nomeação da senadora deverá ser ratificada ao longo da semana.
Para Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset, a demora em anunciar uma série de ministros evidencia a dificuldade de se costurar alianças no governo. “Fica claro que a composição atual não é suficiente para criar um governo com conforto legislativo”, disse.
Além disso, uma fonte do mercado destaca que há uma demanda adicional por compra de dólares no final de ano, com as empresas remetendo dividendo. “Esse fluxo está mais forte na virada da semana”, afirmou.
Dylan Della Pasqua e Pedro de Carvalho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Domínio Público
