A Serasa Experian chegou a um acordo com a ClearSale, empresa que atua na área de inteligência de dados e prevenção de riscos, para adquirir as operações da companhia por cerca de R$ 2 bilhões e avançar no setor de combate a fraudes.
Segundo fato relevante divulgado pela ClearSale nesta sexta-feira (4), o acordo para a combinação dos negócios das empresas foi aprovado pelo conselho de administração e todas as ações ordinárias (CLSA3) da companhia serão incorporadas pela Serasa.
Acionistas terão três opções de escolha
Na operação, os acionistas da ClearSale receberão R$ 10,56 por cada ação, uma valorização de 23,5% em relação ao fechamento desta quinta-feira (3), na forma de ações resgatáveis da Serasa Experian, com três opções de classes à escolha dos acionistas:
- Opção 1 (Padrão): Resgate das ações da classe A por R$ 10,56, pagos integralmente à vista em moeda corrente nacional.
- Opção 2: Resgate das ações pelo valor de R$ 10,56, mediante a entrega de Brazilian Depositary Receipts (BDRs) lastreados em ações da Experian, negociadas na bolsa de valores de Londres.
- Opção 3: Combinação de pagamento em BDRs com um valor retido de até R$ 1,25 por ação, a ser liberado após cinco anos da conclusão da operação.
Acionistas que não se manifestarem dentro do prazo regulamentar terão automaticamente suas ações convertidas na opção 1.
Aquisição aumenta expertise da Serasa
A operação depende da aprovação de órgãos reguladores, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e da validação das assembleias de acionistas das duas empresas. Durante esse período, a ClearSale garantiu que manterá seus compromissos com a entrega de serviços de alta qualidade.
Para a Serasa, o acordo permitirá que haja um aumento na eficiência das transações, assim como aumentará a prevenção de fraudes, garantindo uma segurança maior para os clientes da companhia, segundo o CEO da companhia de crédito, Valdemir Bertolo.
“Este movimento nos permitirá oferecer uma solução ainda mais robusta de prevenção à fraude em todas as etapas da jornada do consumidor – desde o onboarding, passando pela autenticação, até a transação final. Nossas soluções estarão mais fortalecidas para proteger consumidores de tentativas de fraude, garantindo que suas identidades e dados pessoais estejam seguros”, completou o CEO, em nota.