O principal índice da bolsa do Reino Unido, o FTSE 100, fechou a semana em leve queda de 0,10%. Nesta sexta-feira (11), os resultados referentes a produção industrial e ao Produto Interno Bruto (PIB) levemente acima das expectativas, influenciaram para a alta diária da bolsa londrina de 0,20%, aos 8.254 pontos.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido registrou crescimento de 0,2% em agosto, após um desempenho estável em julho, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS). Apesar do avanço mensal, o ritmo de crescimento da economia britânica permanece abaixo das expectativas.
Setores que impulsionaram o crescimento do Reino Unido
Nos últimos três meses até agosto, o PIB também subiu 0,2% em comparação com o período de três meses encerrado em maio. A produção industrial foi um dos destaques, com alta de 0,5% em agosto, revertendo a queda de 0,7% registrada em julho.
O setor de construção também cresceu, avançando 0,4% no mês, enquanto o setor de serviços subiu apenas 0,1%.
Sinais de desaceleração econômica
Embora os dados indiquem crescimento, economistas estão preocupados com a possível desaceleração. “A economia do Reino Unido teve um desempenho notável nos primeiros meses de 2024, pelo menos se considerarmos os números mensais do PIB. No entanto, esses mesmos números agora mostram que essa força foi de curta duração”, afirmou James Smith, economista da ING.
As expectativas para o crescimento trimestral eram de 0,3%, mas a realidade foi um pouco mais modesta, sinalizando que o Reino Unido enfrenta desafios para manter um crescimento consistente.