O índice Nikkei 225 (principal referência da bolsa de valores de Tóquio) subiu nesta terça-feira (15) pelo quarto dia consecutivo, alcançando brevemente a marca de 40.000 pontos pela primeira vez em três meses. Segundo a agência de notícias Kyodo News, o desempenho da Bolsa japonesa reflete o otimismo dos investidores sobre as perspectivas econômicas dos Estados Unidos.
O índice fechou em alta de 0,77% a 39.910 pontos, enquanto o índice mais amplo da bolsa japonesa, o Topix, subiu 0,64%, fechando em 2.723 pontos. O dólar permaneceu na faixa de 149 ienes, com expectativas de que o Federal Reserve não faça grandes cortes adicionais nas taxas de juros, apesar dos recentes dados econômicos sólidos nos EUA.
Os mercados japoneses voltaram a operar hoje, após o feriado de segunda-feira, com as seguradoras, bancos e empresas de eletrodomésticos liderando os ganhos no Prime Market.
Balanços nos EUA impulsionam bolsa japonesa
O otimismo no mercado japonês foi impulsionado por fortes balanços de empresas financeiras dos EUA na semana passada e pela esperança de que o Fed possa reduzir ainda mais as taxas de juros. No entanto, a alta do Nikkei perdeu força à tarde, à medida que os investidores avaliavam os recentes ganhos.
Segundo Kazuo Kamitani, estrategista da Nomura Securities, “o mercado foi impulsionado pelo otimismo sobre as perspectivas econômicas dos EUA, mas há sinais de superaquecimento após os ganhos rápidos desde outubro.”
O desempenho futuro do índice dependerá da revisão das perspectivas de lucros das empresas japonesas e das eleições gerais de 27 de outubro.