O setor privado dos Estados Unidos criou 233 mil vagas de emprego em outubro, excluindo o setor rural, segundo o relatório divulgado nesta quarta-feira (30) pela ADP e pela Macroeconomic Advisers.
A quantidade ficou muito acima das previsões de analistas, que esperavam a criação de 113 mil vagas. O resultado de setembro foi revisado para 159 mil vagas criadas.
Desempenho por porte de empresa nos EUA
As grandes empresas, com mais de 500 funcionários, foram responsáveis pela criação de 140 mil vagas, liderando o crescimento. As médias, com 50 a 499 empregados, abriram 86 mil vagas, enquanto as pequenas empresas, com menos de 50 funcionários, adicionaram apenas 4 mil postos de trabalho.
Serviços e construção lideram no setor privado
Entre os setores, o de serviços foi o que mais contratou, com 211 mil novas vagas. Na indústria, foram criados 22 mil postos, impulsionados pelo setor de construção, que adicionou 37 mil vagas, e pelo segmento de extração e mineração, com 4 mil novas posições. O setor de manufatura, por outro lado, apresentou uma perda de 19 mil vagas no período.
A economista-chefe da ADP, Nela Richardson, destacou que, mesmo com os desafios impostos pelos furacões recentes, o emprego nos EUA permanece resiliente e robusto ao final do ano.