O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse a seu homólogo turco Tayyip Erdogan nesta quinta-feira que a Turquia é a rota mais confiável para entregar gás à Europa e propôs construir o que chamou de “hub” de abastecimento na Turquia.
“A Turquia acabou por ser a rota mais confiável para entregas hoje, mesmo para a Europa. Poderíamos considerar a possibilidade de criar um hub de gás na Turquia para abastecimento de outros países”, disse Putin.
A proposta foi feita hoje em um encontro televisionado entre os dois chefes de Estado, à margem da Conferência sobre Medidas de Interação e Construção de Confiança na Ásia, que aconteceu no Cazaquistão.
O presidente da Rússia expressou desejo de instalar não só uma plataforma de suprimentos, mas também de determinação de preço.”No decorrer do trabalho desse centro, que poderíamos criar juntos, claro, também seria uma plataforma não só de abastecimento, mas também de determinação de preço, porque essa é uma questão muito importante – a questão da precificação”, afirmou.
“Hoje, esses preços são altíssimos mercado, sem conotações políticas”, completou.
Segundo a agência de notícias Reuters, já na quarta-feira (12) Putin havia sugerido que a Rússia poderia criar um grande centro de gás na Turquia, redirecionando suprimentos destinados aos gasodutos Nord Stream – danificados por detonações, de acordo com uma investigação da Suécia.
Na conversa de hoje entre os dois líderes, Erdogan não comentou a ideia da central de gás.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação





