O ministro da Economia, Paulo Guedes, aprofundou diálogos com autoridades e agentes internacionais na quarta-feira (12/10), segundo dia de Reuniões Anuais do Fundo Monetário Internacional (FMI) e dos Conselhos de Governadores do Grupo Banco Mundial (IMF World Bank Annual Meetings), em Washington (EUA). Perspectivas futuras, sustentabilidade fiscal, marcos regulatórios e revisões feitas para estimular investimentos em gás natural, petróleo, telecomunicações, 5G, concessões de aeroportos e privatizações foram os principais temas debatidos.
A agenda na capital dos Estados Unidos na quarta-feira contou com três compromissos oficiais: conferência sobre o tema Perspectivas Econômicas do Brasil: Crescimento e Investimento Sustentado (Brazil Economic Outlook: Sustained Growth and Investment) ministerial do G20.
No debate sobre “Perspectivas Econômicas do Brasil: Crescimento e Investimento Sustentado”, promovido pelo banco J.P. Morgan, Guedes falou sobre o bom momento da economia brasileira, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a deflação maior de que países como Reino Unido e Alemanha. Ele disse que o mundo está desacelerando, mas que o Brasil está no caminho certo, pronto para “decolar”.
O ministro também apresentou balanço dos resultados do programa econômico brasileiro e reafirmou compromisso com agenda de reformas e modernização da economia. “Nós estamos muito bem. Vamos decolar. O mundo está desacelerando, mas nós estamos no caminho certo”, afirmou. Ele disse que o Brasil vai surpreender novamente e superar as atuais projeções do FMI não apenas em relação ao crescimento do PIB (revisada para 2,8% em 2022 esta semana, ante estimativa anterior de 1,7%), mas também sob a ótica fiscal.
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Agência Brasil