A disputa presencial no Brasil rumo ao segundo turno, entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual mandatário Jair Bolsonaro, teve destaque dos principais veículos de comunicação do mundo. Confira a repercussão:
The Guardian
O jornal britânico The Guardian publicou uma foto com Lula saudando a população junto à manchete: “Lula enfrenta Bolsonaro no 2º turno”. O veículo destacou o discurso do ex-presidente ontem, quando disse que “a luta continua até a vitória final”, que o 2º turno é só uma “prorrogação”.
A reportagem ainda acrescenta que Bolsonaro é acusado de “destruir o meio ambiente”, de “uma administração desastrosa na pandemia” e que ele “ataca as instituições democráticas”.
New York Times
O jornal norte-americano The New York Times disse que Bolsonaro foi melhor do que indicavam as pesquisas de opinião. Esse mesmo ponto também foi reiterado por diversos outros veículos da Europa, apontando que Lula teve um resultado muito próximo do que apontavam as pesquisas, enquanto a surpresa foi Bolsonaro ter um resultado bem melhor do que as previsões.
O NYT colocou na manchete que os dois titãs políticos vão se encarar ainda neste mês, o que seria um grande teste para uma das maiores democracias do mundo.
NBC
A rede de televisão dos Estados Unidos NBC mostrou que Lula e Bolsonaro vão ao 2º turno após uma “votação polarizada” no Brasil. A TV ainda destaca que a votação teve uma margem apertada entre os dois candidatos, o que surpreendeu os analistas.
The Economist
A revista britânica The Economist, que deu destaque em seu site para o resultado do primeiro turno da eleição presidencial brasileira, abre sua reportagem principal afirmando que, para o ex-presidente Lula, foi uma “vitória com gosto de derrota”.
Financial times
A revista britânica Financial Times reportou que a eleição no Brasil vai ao 2º turno depois
que Bolsonaro reduziu a diferença para Lula, o que foi uma surpresa.
Darlan de Azevedo / Agência CMA
Imagem: Elaboração própria
Copyright 2022 – Grupo CMA