O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou esta segunda-feira (6) em alta de 1,26%, aos 120.021,52 pontos, após uma recuperação técnica que ajudou o índice a retomar o nível perdido na semana anterior.
A alta foi impulsionada por quedas no dólar e nos juros futuros, além do desempenho positivo de 80% das ações da carteira teórica do índice. Entre os destaques positivos, estiveram papéis ligados ao ciclo econômico e ao setor financeiro.
Destaques do Ibovespa
Enquanto o Ibovespa avançava, as ações de Vale (-1,28%) e Petrobras (-0,94% ON; -0,47% PN) recuaram, acompanhando o movimento de queda das commodities. No setor financeiro, o Itaú PN foi destaque, subindo 4% e ajudando o índice a fechar em alta.
Entre as maiores altas do dia, ficaram Azul (+14,67%), Yduqs (+10,32%) e Carrefour Brasil (+9,98%). Por outro lado, Marfrig (-2,61%), PetroReconcavo (-2,01%) e Vale (-1,28%) tiveram os piores desempenhos da sessão.
Cenário internacional
Nos Estados Unidos, o mercado reagiu a uma reportagem do The Washington Post que sugere políticas econômicas menos agressivas do presidente eleito Donald Trump em comparação ao que foi prometido na campanha. Apesar da contestação pública de Trump, a notícia trouxe alívio no câmbio, favorecendo a valorização do real.









