Nesta quarta-feira (21), foi lançado um novo fundo listado na Bolsa brasileira ligado à indústria da cannabis. Os investimentos são geridos pela Global X, uma provedora de fundos sediada em Nova York.
O fundo está em forma de EFT (Exchange-traded Fund, ou fundo de índice), um fundo de investimento que é negociado na bolsa de valores como se fosse uma ação. Para investir, basta buscar pela sigla BPOT39.
O primeiro fundo relacionado à erva chegou ao Brasil em outubro de 2019, quando foi lançado o EFT Vitreo Canabidiol FIA IE. Só em seu lançamento, o fundo arrecadou mais de R$ 3 milhões, porém, seu valor caiu mais de 50% nos últimos 12 meses.
O novo BPOT39 busca investir em diversas empresas estrangeiras que fazem a produção e distribuição legal da planta, em sua maioria, para uso medicinal. São mais de 23 empresas no portfólio, sendo cerca de 70% sediadas no Canadá.
O mercado da cannabis é considerado emergente, entre 2019 e 2020, as vendas legais cresceram cerca de 48%, ultrapassando US$ 21 bilhões. As previsões sugerem que o mercado pode ultrapassar U$ 55 bilhões até 2026, segundo a Global X.
Imagem: Unsplash