Os preços dos imóveis em São Paulo aumentaram cerca de 5%, o maior aumento em seis anos, mas se ajustado com a inflação, na verdade, os preços caíram 4%, segundo da Propdo, proptech israelense.
Segundo os especialistas, a relação entre inflação, taxa de juros e a Selic está fazendo com que o mercado imobiliário passe por uma retração.
O número de transações em São Paulo no primeiro semestre de 2022, ficaram próximas ao do ano anterior, enquanto nos outros estados houve queda.
Entre 2020 e 2021, durante a pandemia, houve um crescimento no setor imobiliário, especialmente em São Paulo, com altos números de vendas, compras e transações – com a deflação e maior oferta de crédito sob juros. Entretanto, a Proptech espera uma retração no mercado já no final de 2022, porque as políticas de apoio ao mercado acabaram e inflação segue em alta.
Propdo é uma fintech israelense, que fornece um software de inteligência artificial que auxilia as pessoas a tomarem decisões inteligentes no mercado imobiliário, utilizando como base registros financeiros, localização, transportes e planejamento urbano.
Imagem: Piqsels