As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) passaram a operar em queda com recessão global no radar, apesar da deflação do IPCA ter vindo menos intensa do que se esperava.
O IPCA teve deflação de 0,36% em agosto e a estimativa era de queda de 0,40%.. O resultado acumulado em 12 meses foi de 8,73%, acima da mediana de 8,69% das projeções.
Segundo a Levante, em relatório, no ambiente externo, a percepção de posições mais firmes dos bancos centrais aumentam temores de recessão, com efeitos nos preços do petróleo – que, apesar de terem subido 1% ontem, haviam caído mais de 5% na quarta-feira, quando fecharam na menor cotação do ano.
O Ibovespa segue em ascensão e acima da marca dos 112 mil pontos em dia de bom humor generalizado, com o Indice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontando deflação em agosto-0,36%-, exterior positivo e commodities valorizadas-minério e petróleo. O peso forte que as commodities têm no índice impulsionam a Bolsa. As ações da Vale (VALE3), subiam mais de 6%. Às 13h07 (horário de Brasília), o principal índice da B3 subia 2,14%, aos 112.276,67 pontos. O Ibovespa futuro com vencimento em outubro avançava 2,22%, aos 113.500 pontos. O giro financeiro era de R$ 11,4 bilhões. Em Nova York, as bolsas registravam alta. José Simão Jr, sócio e head de renda variável da Legend Investimentos, disse que o mercado é ajuste com a inflação cedendo e um exterior melhor.
O dólar segue em queda. Embora as incertezas sobre a recuperação da economia chinesa e o descontrole inflacionária global sigam no radar, a moeda brasileira esboça recuperação, refletindo a menor aversão global ao risco neste último dia da semana. De acordo com a economista-chefe da Veedha Investimentos, Camila Abdelmalack, “vãos uma recuperação do petróleo lá fora e o DXY (cesta de moedas desenvolvidas) mais fraco, o que dá ao real algum espaço para se recuperar. O movimento é guiado pelo cenário internacional”. Abdelmalack entende que a bolsa brasileira continua atraente para o investidor estrangeiro, o que se traduz em um intenso fluxo estrangeiro.
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels







