Os FIDCs, quem diria, estão chegando ao mundo dos postos de combustíveis. Em uma parceria inédita, a Captalys acaba de anunciar a primeira emissão do gênero, da Rede Monte Carlo, de São José do Rio Preto. O total captado foi de R$ 130 milhões, em operação realizada em agosto. O grupo Monte Carlo conta com 70 postos rodoviários e urbanos, nas regiãões Sudeste e Sul, representando as distribuidoras Raízen/Shell, Vibra energia/Petrobras e Ipiranga.
“De forma geral, o mercado financeiro está muito afastado das empresas que estão promovendo e apoiando a economia real. Ao trazer investidores para o seu segmento de atuação, o Grupo Monte Carlo mostra que está profissionalizando o setor. É uma quebra de paradigma”, avalia André Pina, sócio-diretor da Captalys.
Segundo o CFO da Monte Carlo, Gustavo Pietro, a decisão foi tomada com base em estudos técnicos, após entender que seria o caminho ideal entre tantas opções disponíveis no mercado financeiro. “Este ano, nossa receita atinge o patamar de aproximadamente R$ 2,2 bilhões/ano, com litragem mensal próxima de 50 milhões de litros de combustível. No próximo ano, nossa ideia é fazer uma nova oferta ao mercado, buscando novos investidores. O Brasil bateu recorde na venda de combustíveis no ano passado, totalizando 139,5 bilhões de litros, o maior volume de uma série histórica iniciada no ano 2000 pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).”
Já o CEO, Eduardo Munhoz, explica que o plano de expansão contempla novas unidades nas regiões Centro-oeste, Norte e Nordeste e parcerias com marcas como Madero, Frango Assado, Pizza Hut, KFC, Grupo Pão de Açúcar, Bobs, Drogaria São Paulo e Droga Raia entre outras. Segundo ele, o planejamento estratégico da rede prevê até 2024 um faturamento superior a R$ 5 bilhões, com projeção de cerca de 700 milhões de litros de combustível comercializados por ano e 100 unidades em operação.
Imagem: Reprodução / Facebook