Bolsa opera com volatilidade entre perdas e ganhos em meio às ações da Vale (VALE3) em alta com as medidas do governo chinês para incentivar a economia do país, correção dos papéis da Petrobras, e com os investidores de olho nas entrevistas feitas pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, aos candidatos que concorrerem à presidência da República.
Somado a isso, os investidores esperam com muita expectativa a participação do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte americano), Jerome Powell, amanhã (26) no simpósio de Jackson Hole.
As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) operam próximo do ajuste com início do simpósio Jackson Hole, que vai reunir presidentes de bancos centrais. O presidente do FED (o banco central dos EUA) deve falar na sexta-feira (25) e dar novas sinalizações sobre a taxa de juros por lá.
O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, disse que o banco central dos Estados Unidos ainda tem um caminho para seguir no aumento de juros este ano e alertou que é muito cedo para dizer que a inflação atingiu o pico, embora ele tenha notado que há alguns sinais esperançosos nessa frente. As informações são da agência de notícias “Dow Jones”.
“Todos nós, como formuladores de políticas, entendemos que a inflação é um grande problema e é um desafio que faremos tudo o que pudermos para lidar”, disse Bostic em entrevista ao Wall Street Journal na quarta-feira.
O dólar segue operando sem grandes solavancos nesta quinta-feira (25), com o mercado no aguardo do simpósio de Jackson Hole, que reunirá presidentes de bancos centrais, e novas sinalizações do FED.
A Levante, em relatório, explica a ansiedade do mercado para a fala de Jerome Powell, presidente do FED, nesta sexta-feira (26). Segundo a casa de investimentos, já se sabe que o Fed vai elevar novamente a Selic americana, atualmente com um piso de 2,25% ao ano. “A dúvida é se essa elevação será de 50 ou de 75 pontos-base, elevando a taxa para um piso de 2,75% ou 3% ao ano”, explicou. “Apesar de parecer pequena, essa diferença tem um impacto profundo nos preços dos ativos financeiros e reais ao redor do mundo”, completou.
Veja como estava o mercado por volta das 13h20 (de Brasília):
IBOVESPA: 112.998 pontos (+0,07%)
DÓLAR À VISTA: R$ 5,1230 (+0,25%)
DI JAN 2023: 13,725% (+0,07%)
DI JAN 2027: 11,880% (+1,40%)
Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels




