O Grupo Solum, holding de empresas voltadas ao desenvolvimento do mercado de capitais para empresas emergentes, acaba de receber um aporte de R$ 10 milhões.
O grupo reúne três iniciativas complementares:
– A Solum Capital, gestora de recursos que desenvolve fundos de investimento em participações e outros veículos, voltados a aquisição de participação societária em empresas de porte médio e que apresentam maiores taxas de crescimento;
– A Beegin, plataforma de investimento alternativo que realiza emissões primárias de ativos de empresas emergentes;
– A BEE4, uma iniciativa em parceria com a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) e a Finchain, é o primeiro mercado organizado de ações tokenizadas de empresas emergentes, regulado e aprovado no âmbito do sandbox regulatório da CVM.
O aporte, feito pelo Grupo Oliveira Trust, foi realizado na forma de notas de dívida conversíveis, que podem ser convertidas em participação societária na empresa no futuro.
O investimento prepara o Grupo Solum para uma rodada maior de investimentos, que deve acontecer no médio prazo.
Desde a fundação do Grupo Solum, em 2018, os seus diferentes veículos de investimento investiram em 13 empresas de diversos setores. Essas empresas, juntas, projetam mais de R$ 250 milhões em receita para 2022, 67% acima de 2021, e planejam fechar o ano com mais de 850 pessoas empregadas.
O Grupo pretende investir em mais 10 empresas até o final do ano, considerando tanto aberturas de capital na BEE4 quanto aportes dos fundos do grupo.
Rodrigo Fiszman, CEO e fundador do Grupo Solum, destaca que essa operação é relevante na medida em que atrai sócios estratégicos para contribuir com o crescimento nos próximos anos.
“O Brasil conta com um universo de empreendedores que estão fora do radar do mercado tradicional. Empresas que já entregam elevadas taxas de crescimento, mesmo com escassez de capital e cenários econômicos desafiadores, e que podem desenvolver ainda mais seus negócios e dinamizar a economia acessando o mercado de capitais”, afirma. Fiszman.
Raphael Morgado, diretor do Grupo Oliveira Trust, observa que as inciativas do Grupo Solum colocam a empresa à frente de um mercado em ascensão, com foco em investimentos alternativos e empresas emergentes.
“Temos investido em companhias e firmado parcerias estratégicas que viabilizem o funcionamento de estruturas novas e disruptivas e que contribuam para a democratização e acesso ao mercado de capitais”, afirma Morgado.
*Imagem: Piqsels.com