Em um dia de agenda vazia por aqui, o Ibovespa futuro com vencimento em outubro sinaliza alta acompanhando o movimento mais positivo no exterior com os investidores digerindo os dados de seguro-desemprego, caiu para 250 mil enquanto o mercado previa queda de 260 mil- e ainda analisando a ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) mais dovish em que os membros seguem preocupados com a inflação e atentos à desaceleração dos preços.
Hoje dois integrantes do banco central norte-americano devem comentar sobre a ata. Por aqui, os investidores ficam atentos à participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (RCN) e o ministro da Economia, Paulo Guedes em eventos do Banco BTG Pactual.
Na China, foi divulgada uma notícia de que o governo pode vender mais de US$ 229 bilhões em títulos para financiar investimentos no setor de infraestrutura e alavancar o crescimento do país. Mas o minério ainda cai refletindo a preocupação com a desaceleração da economia. As ações da Vale (VALE3) que caíram na véspera, podem ser impactadas novamente.
Hoje os investidores acompanham o leilão da 7 rodada de concessões portuárias, que será realizado na B3. Três blocos regionais serão licitados, totalizando 15 terminais. O investimento previsto é de R$ 7,3 bilhões. O grande destaque é o aeroporto de Congonhas.
Às 9h50 (horário de Brasília) o Ibovespa futuro com vencimento em outubro subia 0,58%, aos 116.200 pontos. Os futuros norte-americanos e as bolsas europeias subiam. Na Ásia, os índices fecharam em queda.
Os analistas da Commcor, em relatório, disseram a ata não trouxe nenhum novo grande ponto, mas enfatizou que os dirigentes do Fed estão atentos à trajetória inflacionária e comprometidos com o arrefecimento dos preços.
“Os ativos de risco ganham força e os investidores devem ficar cada vez mais atentos aos próximos dados de inflação”. O índice de preço ao consumidor de agosto (CPI, sigla em inglês) será divulgada dias antes da decisão de política monetária de setembro
Soraia Budaibes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação



