Em anúncio oficial, nesta terça-feira (9), a Rússia afirmou que interrompeu o fornecimento de petróleo para a Europa. Dessa vez, o oleoduto de Druzhba, que atravessa a Ucrânia, está fechado desde quinta-feira passada (04).
O anúncio foi feito hoje (09) pela Transneft, estatal russa responsável pelo transporte de hidrocarbonetos. A interrupção do oleoduto afeta diretamente países do leste europeu, como Eslováquia, Hungria e República Tcheca.
A Ukrtansnafta, que opera os oleodutos da Ucrânia, utiliza um trecho do oleoduto russo e interrompeu o fornecimento de petróleo russo devido à falta de pagamento de uma taxa relacionada ao transporte do bem pelo território de outro país.
A operadora russa, Transneft, chegou a pagar a taxa no dia 22 de julho, entretanto, o dinheiro voltou para o caixa no dia 28, segundo a empresa. O dinheiro foi devolvido por conta das sanções impostas pela Europa devido ao ataque russo à Ucrânia.
O petróleo russo agora é mais uma das fontes de energia russa que não são transportadas para o velho continente, agravando ainda mais a crise energética.
Imagem: Piqsels