As taxas de juros crescentes mudaram drasticamente o cenário para o modelo de negócio “compre agora, pague depois” ou “buy now, pay later” (BNPL, na sigla em inglês), disse o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) da Filadélfia, Patrick Harker, nesta quarta-feira.
O modelo parecia “robusto” em um ambiente de baixas taxas de juros, disse ele, porque a grande maioria das empresas não tem depósitos para explorar. Em vez disso, elas pedem dinheiro emprestado e depois emprestam. “Normalmente, sua receita vem de taxas cobradas dos comerciantes”, explicou Harker durante o discurso de abertura da Sexta Conferência Anual de Fintech do Fed da Filadélfia.
Agora as taxas de juros estão subindo, devido ao ciclo de aperto monetário do Fed para conter a inflação. “Forçadas a tomar empréstimos a taxas mais altas, essas empresas estão enfrentando pressões que simplesmente não estavam em novembro passado. Sem surpresa, as principais operadoras
do setor reduziram, com um dos principais credores demitindo 10% de sua força de trabalho no mês passado”, disse ele.
Em maio, a Klarna, uma operadora BNPL de capital fechado, anunciou planos para demitir 10% de sua força de trabalho.
Ainda assim, as oportunidades da fintech “para alcançar os economicamente limitados e marginalizados financeiramente são realmente empolgantes – e muito importantes. Agora cabe a todos nós aproveitá-las”, disse Harker.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels