Em uma nota divulgada hoje pela Comissão Europeia, foi anunciado o envio da primeira metade do 1 bilhão de euros para a operação de assistência macrofinanceira (MFA, da sigla em inglês) para ajudar a Ucrânia nas necessidades financeiras do país por conta da invasão da Rússia. A outra metade destes recursos será enviada amanhã.
“É a primeira parte do pacote excepcional de MFA de 9 bilhões de euros anunciado na comunicação da Comissão de 18 de maio de 2022 e complementa o apoio já prestado pela União, incluindo um empréstimo de emergência de 1,2 bilhões de euros pago no primeiro semestre do ano”, informou a nota.
Os fundos de MFA foram disponibilizados à Ucrânia sob a forma de empréstimos a longo prazo em condições favoráveis. A assistência apoia a estabilidade macroeconómica e a resiliência geral da Ucrânia no contexto da agressão militar da Rússia e dos consequentes desafios econômicos.
O orçamento da União Europeia cobrirá os custos dos juros deste empréstimo. A Comissão contrai empréstimos nos mercados de capitais internacionais e transfere o produto nas mesmas condições para a Ucrânia. Este empréstimo à Ucrânia é garantido por 70% do valor reservado ao orçamento da UE.
Esta assistência financeira vem se juntar ao apoio prestado pela União Europeia, nomeadamente assistência humanitária, de desenvolvimento e defesa, a suspensão de todos os direitos de importação sobre as exportações ucranianas por um ano ou outras iniciativas de solidariedade, por exemplo. para resolver os gargalos de transporte para que as exportações, em particular de grãos, possam ser asseguradas.
Josep Borrell, representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, disse A Ucrânia está defendendo sua soberania e direito de existir com determinação e dignidade. A União Europeia apoia a Ucrânia nestes esforços e continuará a fazê-lo.
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels







