A Embraer informou que a Alaska Air Group anunciou planos para aumentar sua frota regional com um pedido adicional de oito novos jatos E175 e opções para a compra de mais 13. A aeronave E175 voará exclusivamente para a Alaska Airlines sob um Contrato de Compra de Capacidade (CPA) com a Horizon Air. O valor do contrato, incluindo opções, é de US$ 1,12 bilhão com base no preço de tabela, disse a fabricante.
As novas aeronaves da Horizon terão 76 assentos, e serão entregues com a identidade visual da Alaska e configuração de cabine dividida em três classes ao longo dos próximos quatro anos, a partir do segundo trimestre de 2023.
Mark Neely, diretor da Embraer Aviação Comercial para as Américas, disse: O E175 é a espinha dorsal da malha regional dos Estados Unidos, alimentando centros aeroportuários em todo o país, além de gerar a conectividade que todas as comunidades precisam para prosperar, tanto econômica quanto socialmente. Embora esse mercado esteja atualmente sob pressão, é essencial que as operadoras sejam capazes de fornecer esses serviços essenciais para todos os Estados Unidos. O Embraer E175, com 85% de participação de mercado em seu segmento, está mantendo os Estados Unidos em movimento e conectada.
O E175 é uma aeronave extremamente eficiente, afirma Nat Pieper, vice-presidente sênior de frota, finanças e alianças da Alaska Airlines. O jato é a aeronave perfeita para atender a malha regional da Horizon no noroeste do Pacífico e além. Nossos clientes desfrutarão da experiência de três classes de cabine ao viajar a partir de pequenas cidades para embarcar em voos nos maiores hubs da Alaska ou de muitas outras companhias aéreas parceiras globais.
No início deste ano, a Horizon Air anunciou que passaria a ter o E175 como frota única de jatos. Atualmente, a companhia aérea voa com um mix de 31 aeronaves turboélice Q400 e 30 aeronaves E175s. Serão entregues 9 E175s no próximo ano como parte de um pedido anterior, que também inclui mais três entregas em 2025. Com este pedido, a Horizon terá uma frota de 50 E175s.
Com bases em Washington, Oregon, Idaho e Alasca, a Horizon atende mais de 45 cidades em todo o noroeste do Pacífico, Califórnia, Centro-Oeste, Colúmbia Britânica e Alberta no Canadá.
A Embraer informou que sua participação de mercado na América do Norte no segmento de 70-90 assentos é de 85%, com 601 pedidos (618 incluindo os novos pedidos da Alaska). Atualmente, existem 584 E175s atendendo operadoras dos EUA em cidades do Canadá, Estados Unidos, México e América Central.
Cynara Escobar / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Divulgação