Nesta segunda-feira, (18), a justiça italiana confirmou que a gigante Google vai ter que pagar uma multa de pouco mais de 100 milhões de euros devido às leis antitruste da Itália. A punição é por desfavorecer o aplicativo JuicePass, que concorre com um de seus aplicativos.
O órgão antitruste italiano multou a multinacional americana por atrapalhar o funcionamento do aplicativo JuicePass , desenvolvido por sua concorrente, a Enel X. O app ajuda os motoristas de carros elétricos a encontrarem pontos de recarga. A função também é oferecida pelo aplicativo do Google, o Google Maps.
O aplicativo utiliza a tecnologia do AndroidAuto, uma plataforma automotiva do Google que permite transmitir recursos do celular para o painel do carro, como navegação em tempo real e players de música.
Em maio de 2021, o órgão multou as companhias Google LLC, Google Italia e Alphabet por deliberadamente limitarem a possibilidade de utilização do JuicePass na Italia. O valor da ação foi de pouco mais de 100 milhões de euros, segundo a revista IstoÉ.
A empresa recorreu ao Tribunal Administrativo Regional do Lazio, entretanto, sem sucesso, a sentença foi mantida.
O governo italiano tem como planejamento zerar a emissão de carbono de carros a combustão até 2035, já veículos de transporte comerciais leves e furgões, tem o prazo mais estendido, a meta é parar de produzir até 2040, o país segue a política adotada por toda União Europeia.
“É indubitável seja a parcial sobreposição existente hoje entre os dois apps [JuicePass e Google Maps], seja a intenção do Google de ampliar as funcionalidades do Google Maps para compreender atividades atualmente possíveis apenas graças aos aplicativos relacionados à recarga de carros elétricos”, diz a sentença.
A Enel X surfa na crescente onda de carros sustentáveis, pois com a política de automóveis de zero emissão de carbono, se faz necessária o desenvolvimento do acesso às informações sobre pontos de recarga.
Imagem: Piqsels