As recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerindo a demissão de Jerome Powell, atual presidente do Federal Reserve (Fed) fizeram o dólar perder força e cair nos últimos dias.
Os ataques públicos movimentaram o mercado financeiro, fazendo os investidores correrem para o ouro, que segue mais valorizado do que nunca, atingindo recordes — o ativo é considerado um “porto seguro” em momentos de incerteza.
- 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Em um novo vídeo no canal do Monitor do Mercado, a trader Luana Pires fala sobre as oportunidades que a montanha-russa da moeda americana criou para investidores.
Projeções de inflação crescem com tarifas
O Fundo Monetário Internacional (FMI) também contribuiu para o clima de aversão ao risco. Em novo relatório, a instituição apontou que as tarifas implementadas por Trump, ainda em vigor, devem pressionar a inflação global.
Segundo o FMI, o crescimento mundial deve desacelerar para 2,8% em 2025. Já os Estados Unidos podem crescer apenas 1,8% no mesmo período. Esse cenário reforça a cautela dos investidores em relação à economia americana.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
Balança comercial e câmbio favorecem o real
No Brasil, a queda do dólar trouxe alívio para o real. O movimento foi reforçado por avanços na pauta comercial brasileira, com destaque para a abertura do mercado japonês à carne nacional.
A guerra comercial e as tarifas americanas também estão redirecionando o fluxo de exportações. Países como Argélia, Turquia e Japão estão comprando mais carne brasileira, o que fortalece a balança comercial e contribui para a valorização do real frente ao dólar.
Boletim Focus: projeções para inflação e PIB
O Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, trouxe novas estimativas para a economia brasileira. A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2025 subiu para 2%, enquanto a expectativa para a inflação, medida pelo IPCA, caiu.
Agenda econômica intensa
Nos próximos dias, indicadores relevantes devem movimentar os mercados:
- Quinta-feira (9h30): PIB dos Estados Unidos;
- Sexta-feira (9h): IPCA-15 no Brasil;
- Sexta-feira (9h30): PCE, o índice de inflação dos EUA monitorado pelo Fed;
- Sexta-feira (11h): Discurso de Jerome Powell.