A Vibra informou hoje que está criando o Vibra Ventures, um Corporate Venture Capital, para investir em startups e scale-ups. A iniciativa visa oportunidades e tecnologias inovadoras complementares à área de atuação da companhia ou ainda novos negócios, produtos e serviços.
Inicialmente, o projeto terá R$ 90 milhões em um fundo que pretende acelerar e impulsionar processos de inovação aberta, estimulando o empreendedorismo em áreas como transição energética, mobilidade, conveniência, varejo e meios de pagamentos.
Segundo o comunicado, os investimentos estão alinhados com o objetivo de oferecer aos clientes uma plataforma multienergia, com a entrada de novas fontes limpas e renováveis, contribuindo para a transição energética e descarbonização dos negócios.
“O prazo de investimento será de cinco anos e prevê mais cinco para desinvestimento. Os aportes serão realizados em negócios em estágio inicial (Mix Seed) e mais estruturados (Series A), objetivando um portfólio de oito a 12 empresas, além de participação em cotas de outros fundos setoriais, incluindo internacionais para acesso a mercados como do Vale do Silício e Israel”, explica o comunicado
O Vibra Ventures chega para dar mais corpo ao processo da Vibra nos investimentos em startups. O CVC dará mais agilidade na análise de projetos e propostas. A companhia já vem construindo este caminho desde o ano passado – hoje são mais de 40 startups operando em projetos.
Por fim, a empresa disse que por meio do Vibra co.lab, a Vibra reforçou parcerias
institucionais cujo objetivo é ampliar e facilitar a conexão com o todo o ecossistema de
inovação. Os três primeiros são a Endeavor, o MIT Reap e o IBI-Tech. Com a primeira, a Vibra pretende apoiar e participar de mentorias e projetos de aceleração de scale-ups. Já com o MIT Reap, o objetivo é trabalhar em desafios inovadores com foco em energia e mobilidade. E com o IBI-Tech, a companhia quer se aproximar do ecossistema de Israel, um dos principais polos de inovação tecnológica do mundo, com mais de seis mil startups.
Emerson Lopes / Agência CMA
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