Durante uma reunião com parlamentares em Moscou nesta quinta-feira (7), o presidente russo, Vladmir Putin, afirmou que a operação militar russa na Ucrânia mal começou.
“Todo mundo deve estar ciente que, de um modo geral, ainda não começamos nada a sério. Ao mesmo tempo, não rejeitamos conversações de paz. Mas aqueles que as rejeitam devem saber que, quanto mais longe [a guerra] for, mais difícil será eles negociarem conosco”, disse Putin.
O líder Kremlin acusou os aliados ocidentais de quererem um embate direto com a Rússia. “Ouvimos muitas vezes que o Ocidente quer lutar conosco até o último ucraniano. Isso é uma tragédia para o povo ucraniano, mas parece que tudo está caminhando nessa direção”, afirmou. “Hoje escutamos que eles querem nos derrotar no campo de batalha. O que dizer? Eles que tentem”, completou.
Segundo ele, as sanções ocidentais contra Moscou não atingiram seu objetivo, “semeando divisão e conflito na nossa sociedade e desmoralizando o nosso povo”.
As medidas estariam, de fato, criando dificuldades, admitiu Putin, “mas não tudo aquilo com que contavam os iniciadores da guerra-relâmpago econômica contra a Rússia”. “O curso da história é inevitável, e as tentativas do Ocidente coletivo de impor sua versão da ordem global estão condenadas ao fracasso”, afirmou.
Larissa Bernardes / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels