O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade do setor de serviços dos Estados Unidos caiu para 52,7 pontos em junho, de 53,4 pontos em maio, de acordo com dados revisados divulgados pelo instituto de pesquisas IHS Markit. A leitura preliminar havia mostrado 51,6 pontos.
Os analistas esperavam 51,4 pontos em junho. Números acima de 50 sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. O PMI composto, que agrega dados dos segmentos industrial e de serviços, caiu para 52,3 pontos em junho, de 53,6 pontos em maio.
“Junho viu sinais de um enfraquecimento generalizado da economia, com a demanda agora caindo nos setores manufatureiro e de serviços.”, disse o economista chefe da IHS Markit, Chris Williamson.
“A demanda por bens e serviços das famílias está mostrando sinais de moderação
substancialmente devido ao aumento do custo de vida. Enquanto isso, as condições financeiras mais apertadas estão começando a se mostrar, e foi notável que a desaceleração do setor de serviços foi liderada por uma queda acentuada nos serviços financeiros”, acrescentou.
Julio Viana / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Piqsels