As taxas dos contratos futuros de Depósitos Interfinanceiros (DI) operam em alta nesta sexta-feira (24) após um IPCA-15 bastante pressionado.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu 0,69% em junho na comparação com maio, acelerando-se em relação à alta apurada no período anterior (+0,59%), segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou levemente acima da mediana das expectativas do mercado financeiro, de +0,65%, conforme o Termômetro CMA.
Vitor Carettoni, diretor da mesa de renda variável da Lifetime Investimentos, destaca que o resultado veio acima do consenso de mercado. Isso não é bom, pressiona os DIs, mas é um movimento natural dada a forte queda dos últimos dias, diz.
Após subir mais de 1%, a Bolsa perde força, mas segue operando em alta em um movimento de correção em que os investidores buscam por pechinchas. Os investidores seguem preocupados com a recessão nos Estados Unidos e os riscos políticos e fiscais por aqui.
Ricardo Leite, head de renda variável da Diagrama Investimentos, disse que o movimento de hoje é de correção temporária. “É a oportunidade pela busca de ações mais baratas devido às fortes quedas das últimas semanas. Não teve nenhum drive positivo para a subida’. Ele comentou que a 3RPetroleumon (RRRP3) e Petrorio (PRIO3) estão subindo acompanhando o movimento no exterior, a Petrobras (PETR3 e PETR4) está estável por causa do risco político. A Petrorio (PRIO3) é destaque de alta e avança 4,44%.
O dólar virou e passou operar misto. Por mais que o ambiente externo seja favorável nesta sexta, o que poderia favorecer um respiro do real, o ambiente doméstico – político e fiscal – conturbado volta a se sobressair e não deixa a moeda brasileira deslanchar.
De acordo com fonte ouvida pela CMA, “o Brasil está descolado do resto do mundo devido aos problemas internos. Os auxílios e isenções que o governo está tentando dar soam muito mal. Após a divulgação da pesquisa eleitoral, existe a expectativa de medidas ainda mais populistas”.
Veja como estava o mercado por volta das 13h30 (de Brasília):
IBOVESPA: 98.524 pontos (+0,45%)
DÓLAR À VISTA: R$ 5,2390 (+0,17%)
DI JAN 2023: 13,625% (+0,81%)
DI JAN 2027: 12,445% (+2,13%)

Pedro do Val de Carvalho Gil / Agência CMA
Imagem: unsplash.com
Copyright 2022 – Grupo CMA

