Os principais índices de ações do mercado asiático fecharam o pregão majoritariamente em queda nesta segunda-feira. O risco de recessão nos Estados Unidos pesa no comportamento dos mercados.
“Os temores de recessão que varreram os Estados Unidos na sexta-feira podem continuam a pesar sobre o sentimento na Ásia por enquanto”, diz o analista sênior de mercados da Oanda, Jeffrey Halley. Na última sexta-feira, os mercados do mundo todo tiveram expressivas quedas.
Outra nova informação que vem da Ásia é a divulgação das taxas de juros de empréstimo do Banco do Povo da China (Pboc, o banco central do país), que se mantiveram em 3,7% de um ano, e de 4,45% para cinco anos.
“O desemprego é a principal questão econômica, pois esperamos que o setor de serviços continue sendo afetado por fluxos limitados de pessoas durante as férias de verão. Os viajantes ainda estão preocupados com a possibilidade de ficarem presos se viajarem, seja porque eles mesmos podem
pegar Covid ou se tornarem contatos próximos de casos positivos. E enquanto o setor manufatureiro parece ter se recuperado, seu crescimento veio principalmente da mineração e processamento de carvão para garantir o fornecimento de energia adequado para os meses quentes de verão. Outras atividades manufatureiras permaneceram fracas em maio”, afirma Iris Pang, economista-chefe de China da ING.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): -0,74%, 25.771,22 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +0,42%, 21.163,91 pontos
Xangai Composto (Xangai): -0,04%, 3.315,43 pontos
Kospi (Seul): -2,04%, 2.931,03 pontos
Vanessa Zampronho / Agência CMA
Copyright 2022 – Grupo CMA
Imagem: Unsplash
