Nesta sexta-feira (17), o principal índice da bolsa brasileira, perdeu os 100 mil pontos e atingiu o seu menor nível em 18 meses. Às 11h15 desta sexta, o índice estava em 99.695 pontos.
Os 100 mil pontos são considerados um suporte técnico importante para que o índice não atinja níveis ainda menores. Agora, o próximo suporte, ou seja, onde costuma haver grande volume de compra, é nos 93,5 mil pontos, de acordo com Carlos Bedicks, que apontou a tendência em live no Monitor do Mercado nesta terça-feira (14) (veja aqui).
A queda é causada, em parte, pela absorção das perdas registradas na véspera do feriado de Corpus Christino no mercado internacional. A mesma lógica, se repetiu no mercado de câmbio porém o dólar abriu em alta e chegou a ser negociado pelo valor máximo de R$ 5,15 nesta manhã.
Além disso, altas taxas de juros para conter a inflação já é uma realidade global. Seguindo o Brasil e os Estados Unidos, a zona do Euro, o Reino Unido e a Suíça elevarem suas taxas nesta semana.Imagem: Divulgação