A empresa estatal Gazprom não deverá cortar o fornecimento de gás russo a mais nenhum cliente da Europa. Conforme publicado pela Reuters, o governo da Rússia afirma que o esquema de pagamento em rublos pelo gás produzido no páis está funcionando como pretendido.
A conversão para rublos faz parte do esquema adotado pelo governo russo como resposta as sanções impostas ao países pelo ocidente e em espcial ao congelamento de quase 300 bilhões de dólares de reservas de divisas que a Rússia tinha no exterior.
Desde abril, os clientes precisam se adequar a opção de fazer o pagamento em uma conta do Gazprombank em euros ou dólares e com uma segunda conta aberta na mesma entidade converter o valor para rublos.
A Polônia, a Bulgária, Shell Energy Alemanha, GasTerra da Holanda e Orsted da Dinamarca não adotaram o pagamento em rublos e já tiveram seu fornecimento de gás cortado pela Gazprom. Os fornecedores alemãos Uniper e RWE, os principais do país, já concordaram em realizar os pagamentos a Gazprom em rublos segundo o Valor Econômico.
Imagem: Piqsels









