Nesta terça-feira (7), o Banco Mundial reduziu a estimativa de crescimento global de 2022 para 2,9%. David Malpass, presidente do órgão, afirmou que “estamos enfrentando inflação alta e crescimento lento ao mesmo tempo. Mesmo que uma recessão global seja evitada, a dor da estagflação pode persistir por vários anos”.
Não é a primeira vez que a taxa esperada de crescimento é reavaliada. Em janeiro a previsão era de 4,1% e em abril foi corrigida para 3,2% — em razão do aumento nos preços de energia e alimentos, interrupções no fornecimento por crise na Ucrânia e aumentos das taxas de juros.
“Para muitos países, a recessão será difícil de evitar”, disse Malpass, acrescentando que os choques adversos dos últimos dois anos significam que a renda real per capita permanecerá abaixo dos níveis pré-Covid-19 em cerca de 40% das economias em desenvolvimento durante 2023.
Imagem: Piqsels









