O mercado de commodities agrícolas operou com forte oscilação nesta quarta-feira (23), com o café sendo o único a subir no pregão, influenciado por uma forte recuperação ao longo do dia, revertendo o cenário de pressão da manhã.
Outras commodities, como milho e boi gordo, passaram o dia em terrenos distintos, com o milho estável e o boi devolvendo os ganhos da véspera e ficando pressionando no mercado. As análises são de Guto Gioielli, fundador do Portal das Commodities, em vídeo no canal do Youtube. Confira:
- Não decida no impulso, use estratégia. Aprenda uma metodologia para tomar decisões — de investimento (ou não) — sem ceder à pressão. Ebook gratuito.
Café arábica reage em Nova York
O café arábica foi o grande destaque em Nova York, registrando uma reversão no patamar negativo da abertura. O contrato reagiu e conseguiu fechar em alta de 1,15% nos contratos para setembro (o mais líquido).
Segundo Gioielli, a movimentação intradiária do café permitiu saídas lucrativas para quem operou no curto prazo. O café robusta, andou de lado no pregão, fechando em alta de 0,27%.
Milho pressionado entre estoques e exportação para a Ásia
Nos Estados Unidos, o milho operou próximo da estabilidade (-0,06%), impactado pela redução na demanda interna por etanol, o que elevou os estoques e gerou pressão nos preços.
- Toda grande decisão precisa de estratégia. Baixe o eBook gratuito de Guto Gioielli e aprenda a investir com método.
Por outro lado, a perspectiva de exportações para a Indonésia e o Japão — que buscam suprimentos diante de mudanças tarifárias — ajudou a equilibrar o mercado. No Brasil, os contratos do milho tentaram subir, mas encerraram o dia com pouca alteração.
Farelo pressiona soja em Chicago
O farelo de soja manteve a trajetória de queda, puxando os preços da soja para baixo na Bolsa de Chicago.
O contrato mais líquido do farelo, com vencimento em dezembro, vem acumulando perdas consecutivas. Segundo Gioielli, o farelo que já esteve cotado a US$ 400 por tonelada, hoje tem dificuldade de se sustentar próximo dos US$ 330.
Mesmo com essa pressão, a soja ensaia uma tentativa de recuperação técnica, segundo análise gráfica.
- 🔥 Quem tem informação, lucra mais! Receba as melhores oportunidades de investimento direto no seu WhatsApp.
Boi devolve ganhos e testa suporte técnico
O boi gordo, que havia apresentado alta na terça-feira (14), devolveu os ganhos e voltou a operar em queda. Contratos futuros nos vencimentos agosto e outubro foram pressionados
Para Gioielli, a commodity passa por um ponto que será decisivo para o rumo dos preços nos próximos dias.