O pessimismo em relação ao crescimento econômico global atingiu um pico e o otimismo em relação ao mercado está em seu menor nível histórico desde agosto de 2008 — quando eclodiu a crise financeira global.
A onda pessimista fez com que o dinheiro em caixa (ou seja, esperando uma oportunidade clara) chegasse ao maior nível desde setembro de 2001, quando ocorreu o atentado de 11/9 em Nova York.
- Aprenda a lucrar nas quedas da Bolsa. Baixe nosso e-book gratuito.
Hoje, segundo o estudo do Bank of America (BofA) publicado nesta terça-feira (12), a principal preocupação dos gestores dos maiores fundos de investimento do mundo são os bancos centrais atuando de forma hawkish, ou seja, aumentando as taxas de juros.
Juntos, os fundos estudados administram um total de US$ 872 bilhões em ativos, segundo o jornal Valor Econômico. O temor de uma possível estagflação – recessão econômica global combinada com altas taxas de inflação – é a segunda maior preocupação dos investidores e está no maior nível de preocupação desde agosto de 2008, superando inclusive o temor em relação à guerra na Ucrânia.
Com a inflação global persistente, os bancos centrais fecham suas torneiras monetárias e o mercado de renda variável amarga a mais longa série de perdas semanais desde a crise financeira global, em 2008, conforme publicou o Valor.
No relatório do BofA, o estrategista Michael Hartnett disse que o mercado está em baixa e que as mínimas finais ainda não foram alcançadas. A recuperação do desempenho das ações tem tendência a ser passageira e o mercado ainda espera mais aumentos de juros do Reserve (Fed).
- Sua estratégia de investimentos foi feita para este momento do mercado? Fale com um especialista da Wise Investimentos para ter uma segunda opinião.
Para o próprio banco, para Kate Moore, da BlackRock, e Marko Kolanovic, do JPMorgan Chase, as preocupações com uma recessão iminente são exageradas. Entretanto, as ações de tecnologia estão no maior nível de venda desde 2006, o que reflete a maior preferência dos investidores por liquidez neste momento do mercado. Commodities, produtos de saúde e de consumo também chamam atenção dos players do mercado.
Imagem: Piqsels









