O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (28), que representantes do país estão reunidos com autoridades chinesas para discutir novos acordos comerciais. Segundo ele, os EUA estão “fazendo acordos com todos, mas precisam ser bons para todo mundo”.
Trump deseja que a China “abra o país” aos produtos e serviços dos EUA, sinalizando que busca maior acesso ao mercado asiático. Ele também indicou que ainda vai decidir sobre tarifas para aço e alumínio, mas reforçou que pretende estimular a produção doméstica desses insumos.
- ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
O presidente norte-americano também anunciou que deve estabelecer uma tarifa sobre importação para todos os países do mundo — fora dos acordos específicos — com alíquota entre 15% e 20%.
Críticas à energia eólica na Europa
Trump também criticou a política energética europeia, alegando que turbinas eólicas “estragam os campos” e que são produzidas majoritariamente na China. Ele afirmou que considera a energia eólica cara e pouco eficiente, sinalizando divergência sobre estratégias globais de energia limpa.